Sobre o Programa Eco-Escolas
No Brasil o Eco-Escolas iniciou em 2008 através do operador nacional IAR (Instituto Ambientes em Rede).
O Programa objetiva incentivar e capacitar os alunos e professores a criar ações em suas escolas através de uma abordagem holística e participativa, combinando aprendizagem com gestão e proporcionando assim um método eficaz para a melhoria ambiental da escola, despertando consciência das questões atuais, sensibilização e comportamentos adequados.
Através da metodologia dos 7 passos, a escola envolve seus jovens nos processos e ações onde é possível, ao longo do tempo, observar os resultados pelos próprios alunos.
Ao mesmo tempo em que abrange diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e constrói laços com a comunidade, o programa estende a aprendizagem para além da sala de aula e desenvolve atitudes responsáveis e compromisso, tanto em casa como em toda a comunidade.
Um grande diferencial é que, ao ingressar no programa, a escola passa a ter acesso à rede internacional Eco-Escolas onde poderá trocar experiências e informações com outras escolas ao redor do mundo.
A implementação do Programa com sucesso conferirá à escola a premiação “Bandeira Verde”, ou seja, o reconhecimento de uma gestão ambiental e sustentável coerente e com qualidade!
O programa Eco-Escolas fornece um sistema integrado de gestão ambiental das escolas com base em uma abordagem ISO 14001 / EMAS.
História
1992 – O Programa Eco-Escolas foi desenvolvido como uma resposta a algumas das necessidades identificadas na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
1994 – Com o apoio da Comissão Européia o Eco-Escolas é lançado em 4 países: Dinamarca, Alemanha, Grécia e Reino Unido.
1999 – Eco-Escolas recebeu o “Prêmio Worldaware para a Educação Global” pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e NCDO.
2002 – PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e FEE organizam um Seminário sobre Parcerias Eco-Escolas para África do Sul.
2003 – O Programa Eco-Escolas foi identificado pela PNUMA como uma iniciativa de modelo de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
2004 – Aniversário de 10 anos do Eco-Escolas. O programa alcançou a participação de 4.487.807 estudantes; 233.533 professores; 12.640 escolas e 1.661 autoridades locais. Um total de 16.040 cursos de formação e seminários foram organizados pelos Operadores Nacionais do Programa.
2005 – A Toyota Motor Europe, através de seu Fundo de Toyota para a Europa, apoia o “Projeto Inovação em Meio Ambiente”. O 1º ciclo deste projeto teve como tema “Mobilidade Sustentável” e foi implementado em 5 países: Itália, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Irlanda do Norte. Com o apoio da Comissão Europeia / ManagEnergy, um filme foi feito na Escola Millfield, (vencedora do 1º ciclo).
2006 – A Coordenação Internacional do Eco-Escolas organizou o Workshop “Educação na Energia através do Eco-Escolas” com a ManagEnergy (EC) em Faro, Portugal.
Neste ano é ultrapassada a marca de 5 milhões de estudantes, 22 mil escolas, mais de 400 mil professores além de 4 mil autoridades locais beneficiados pelo programa.
2007 – É desenvolvido o “Estudo de Qualidade, Normatização e Flexibilidade – via Programa Internacional Eco-Escolas” com a participação de 15 delegações: China, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Inglaterra, Grécia, Itália, Irlanda, Malta, Noruega, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul e País de Gales.
2008/2009 – A Toyota Motor Europa, através de seu Fundo de Toyota para a Europa, apoia o 2° Ciclo do “Projeto Inovação em Meio Ambiente” com o tema “Mudanças Climáticas: Vamos Economizar Energia!” que foi implementado em 6 países: Itália, Portugal, Turquia, Finlândia, Noruega e Dinamarca.
2008 – Foi criada a parceria com o WFC (Conselho Mundial do Futuro) a fim de promover e implementar a “Campanha KidsCall”, uma iniciativa que defende os direitos das crianças para um mundo justo e seguro. Foram envolvidas 15 delegações: Chipre, República Tcheca, Inglaterra, Irlanda, Cazaquistão, Lituânia, Malta, Irlanda do Norte, Polônia, Portugal, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul e Espanha.
2009 – É lançado o “HSBC Eco-Escolas Iniciativa Climática”, um projeto de 3 anos que visa capacitar os alunos como contribuintes ativos para reduzir as emissões de carbono. Os países participantes incluem: Brasil, China, Inglaterra, Irlanda, Japão, Jordânia, Malta, Rússia, Eslováquia, África do Sul, Estados Unidos e País de Gales.
O Programa Eco-Escolas junta-se à campanha “Flick the Switch” (Desligue o Interruptor), apoiado pelo Programa Europeu – Energia Inteligente e implementado através da FEE Eslováquia/Spirala e FEE Eslovênia/DOVES até 2010.
2010 – O Eco-Escolas e o programa Jovens Repórteres para o Meio Ambiente recebem o segundo maior patrocínio já feito pela Fundação Wrigley Company para a campanha “Menos Lixo” com 3 anos de duração. A FEE também formalizou a sua conexão com a UNESCO através da parceria “ONG com relações oficiais com a UNESCO”.
2011 – É lançado o “Connect” para mapear as escolas e permitir que se conectem. Existem mais de 11 milhões de estudantes em 52 países que participam do Programa Eco-Escolas. O Programa também assinou um memorando de entendimento com a “Carta da Terra”, um quadro com 16 pontos éticos para viver em paz num mundo sustentável, através da qual a rede Eco-Escolas pode desenvolver ainda mais a sua base de recursos e as escolas terão um maior apoio às iniciativas.
2012 – Eco-Escolas lança um novo site, página no Facebook e sua campanha “Dias Mundiais de Ação” (World Days of Actions)!.
2013 – Em abril de 2013, 10 países participarem simultaneamente dos eventos “Dias Mundiais de Ação” – 263 escolas e a participação de 117.561 professores e alunos. CEE Índia se junta à FEE. É criada o Twitter @EcoSchoolsInt.
2014 – CEE Índia e Keep Australia Beautiful (ONG Mantenha a Austrália Bonita) lançam o Eco-Escolas em seus respectivos países. A campanha “Menos Lixo” inicia um novo ciclo de três anos, com 22 países envolvidos via Eco-Escolas e cinco 5 países via Jovens Repórteres para o Meio Ambiente, com um orçamento de USD 3,7 milhões. A ONG Green Earth de Gana lança o Eco-Escolas. É criada a página no LinkedIn.