Duas alunas da Eco-Escola da Criança terão perguntas respondidas por astronautas da SpaceX

Foto: Divulgação/Escola da Criança.

Duas alunas da Eco-Escola da Criança – Espaço de Adolescente, de Uberlândia/MG, foram selecionadas para uma experiência histórica no projeto The Blue Marble, promovido pela plataforma educacional internacional, baseada na Inglaterra, Ootiboo. Laura e Alicia tiveram suas perguntas escolhidas para serem respondidas pelos astronautas da missão espacial FRAM2 enquanto orbitam os pólos Norte e Sul.

As perguntas foram previamente gravadas e serão exibidas em um tablet digital que flutuará ao lado dos astronautas durante as respostas. Dessa forma, Laura e Alicia aparecerão nas imagens junto à tripulação, tornando-se parte do registro da missão. O projeto selecionou 12 estudantes de seis países (Brasil, Reino Unido, Malta, Austrália, Alemanha e Namíbia), sendo a Eco-Escola da Criança a única instituição com dois representantes. As perguntas escolhidas foram:

  • Laura: “Quais informações os astronautas trarão do espaço para ajudar minha geração nos próximos 20 anos?”

  • Alicia: “Como é a sensação do tempo passando no espaço? É mais rápido ou devagar?”

Para Aline Tiagor, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas Brasil, “a participação da Eco-Escola da Criança nesse projeto global demonstra o impacto transformador da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a integração do aprendizado com a vida real na formação dos estudantes. Ver Laura e Alicia representando o Brasil e levando suas perguntas até o espaço reforça o compromisso do Eco-Escolas em incentivar a curiosidade científica e o protagonismo jovem nas questões planetárias. Essa experiência não apenas conecta a educação com a exploração espacial, mas também inspira novas gerações a olharem para o planeta com mais responsabilidade e inovação”, afirma. 

Sobre a missão FRAM2

A missão FRAM2 será o primeiro voo espacial humano a explorar a Terra a partir de uma órbita polar. O lançamento está programado para 31 de março, na Flórida, EUA, colocando a nave em uma órbita circular de 90°, a uma altitude entre 425 e 450 km. Durante 3 a 5 dias, os astronautas devem estudar fenômenos como as luzes STEVE (Strong Thermal Emission Velocity Enhancement), que aparecem entre 400 e 500 km de altitude.

A tripulação será composta por:

  • Chun Wang (Comandante da Missão)

  • Jannicke Mikkelsen (Comandante da Nave)

  • Rabea Rogge (Pilota da Missão)

  • Eric Philips (Especialista da Missão e Oficial Médico)

O projeto The Blue Marble busca incentivar jovens a se envolverem com iniciativas educacionais relacionadas ao espaço. Os estudantes selecionados terão a chance de aparecer flutuando ao lado dos astronautas enquanto recebem uma resposta diretamente da órbita terrestre. Com essa conquista, Laura e Alicia fazem parte de um marco na educação espacial, levando o nome do Brasil a uma jornada de descobertas e inspiração para futuras gerações.

Sobre o Eco-Escolas

O programa Eco-Escolas é a maior rede global de escolas sustentáveis. Além de promover a educação ambiental, o maior diferencial das Eco-Escolas é a implantação da metodologia dos 7-Passos com uma abordagem baseada em projetos que aproximam o conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) com a vida real dos estudantes. Aplicado em mais de 100 países e 60.000  escolas ao redor do mundo, o programa incentiva estudantes a participarem ativamente de projetos sustentáveis internacionais, a partir do desenvolvimento de senso crítico e protagonismo em ações locais  pelo meio ambiente e sociedade. 

No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), entidade responsável pelo Programa Eco-Escolas no país e filiada à ONG Européia Foundation for Environmental Education (FEE), que faz a gestão do programa em mais de 100 países.

Escola da Criança

A Escola da Criança – Espaço de Adolescer atua como opção educacional na cidade de Uberlândia há 35 anos. A fundação da Escola é uma consequência de reflexões  e mudanças, principalmente do enorme questionamento em torno do ensino tradicional levantado por pesquisas na década de 1970. Sua opção educativa transparece no caráter alternativo de seu modelo pedagógico. Tem as propostas construtivas como base de sua fundamentação,  principalmente para o ensino das ciências, leitura, escrita e matemática.

Assista os videos na plataforma ootiboo: https://play.ootiboo.com/projects/blue-marble/winners

Matheus Bonfim